Elos de Melodia e Letra – Análise Semiótica de Seis Canções Elos de Melodia e Letra – Análise Semiótica de Seis Canções

Luiz Tatit & Ivã Carlos Lopes. 2008. São Paulo, Ateliê Editorial, 178p.

Se jamais conseguiremos descrever tudo que uma canção nos provoca a partir de uma simples audição, talvez possamos ao menos identificar os principais recursos utilizados pelos cancionistas quando unem melodia e letra. Embora haja boas doses musicais e literárias na composição de canções, nunca são elas que definem os contornos apropriados para se dizer (ou cantar) certas frases nem as palavras adequadas para se articular determinadas melodias. Na verdade, o cancionista é um artesão que desenvolve técnicas particulares dificilmente captadas pelas abordagens tradicionais aprendidas nas escolas de música ou literatura.

Os autores deste volume tentam justamente localizar essas soluções cancionais em obras plenamente consagradas pelos ouvintes: “Terra” e “Fora da Ordem”, de Caetano Veloso, “Olê, Olá” e “As Vitrines”, de Chico Buarque e “Eu Sei Que Vou Te Amar” e “A Felicidade”, da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

O enfoque semiótico adotado nas descrições garante a unidade dos seis capítulos e permite ao leitor uma assimilação mais nítida do que há de constante no modo de compor dos artistas. Mas, por outro lado, cada canção traz também seus traços e tratamentos específicos que exigem dos autores outras habilidades descritivas nem sempre previstas pelo modelo teórico. É aí que surgem, neste trabalho, os primeiros esforços para se depreender o “pulo do gato”, o momento em que, além de estabelecer seus elos de melodia e letra, os compositores conseguem produzir um sentido especial, intransferível, que faz de cada canção obra única.

www.atelie.com.br
e-mail: atelie@atelie.com.br
tel. (11) 4612-9666